sábado, 22 de janeiro de 2011

Chapéu na Moda

Para se proteger do sol, enfeitar a cabeça ou mesmo para se destacar em algum evento que exija um pouco mais de elegância, usar um chapéu faz toda a diferença. Porém, nos últimos anos caiu em desuso e agora, que começou a aparecer nos desfiles de moda, o acessório vem ganhando novamente espaço nos guarda-roupas.
Taxado como um símbolo de poder, o chapéu é uma antiga peça do vestuário masculino e tinha diversas formas e ocasiões de uso, mas sua principal finalidade era a proteção do sol e chuva e como símbolo de distinção social. Com o passar do tempo, a peça começou a ser usada também pelo público feminino, claro que os chapéus femininos eram bem diferentes dos masculinos, e fizeram muito mais sucesso.



Mais do que os masculinos, os chapéus femininos eram indicadores de classes sociais. Quanto mais ornamentados e ostensivos, mais representavam a elegância da mulher. A partir das décadas de 60 e 70, os chapéus foram sumindo do cenário fashion até ficarem quase extintos das ruas. Hoje o chapéu vem marcando presença constante nas passarelas das mais elegantes grifes de moda do mundo. Ele vem discreto, mas vem.
# Rostos graúdos e corpo pesado não combinam com chapeuzinhos pequenos, gorros e boinas apertados. Caras miúdas somem se o acessório é muito vistoso. Para um perfeito equilíbrio, bom senso e a prova em frente do espelho são a melhor receita para o chapéu ideal.

# Não tente combinar o chapéu com a roupa. Vai parecer figurino da Rainha da Inglaterra. Eles funcionam melhor como ponto de contraste nas cores ou texturas com o que se veste. Para uma ocasião elegante é importante provar a roupa com o chapéu para sentir o efeito total.

# Contraste também com o formato de rosto: formas arredondadas suavizam traços angulosos e os modelos geométricos favorecem o rosto redondo.

# Esqueça os chapéus glamourosos de Joan Collins em "Dinasty". Os anos dourados acabaram. Quanto mais casual o chapéu, melhor o efeito. Nada que pareça ter levado uma hora na frente do espelho, mesmo que este tempo tenha sido gasto. Simplicidade é o recado.

# A melhor cor vai depender de cada pessoa. Para quem não quer o chapéu como destaque, a cor próxima do tom do cabelo, chama menos atenção e combina com todas as roupas. Os neutros também garantem menos notoriedade.

# Chapéus com abas ficam melhor em cabelos curtos, médios ou presos. Modelagens sem aba como as boinas e bonés podem ser usados com cabelos longos e soltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário